Thiago R. Kanagueshiku, paranense de 25 anos,  foi contratado no Departamento de Intercâmbio Internacional da Prefeitura de Izumo (Shimane), com contrato de 5 anos. 

Em Izumo, moram cerca de 3,5 mil brasileiros , a maioria dos adultos trabalha em uma indústria instalada na cidade. 

O trabalho do Thiago é :  intérprete, divulgar informações do cotidiano e turísticas em português nas redes sociais, fazer leituras no idioma natal, como se fosse um sarau, na biblioteca da cidade e dar aulas sobre o Brasil nas instituições de ensino.

As pessoas que querem manter seus veículos por mais tempo, agora a Toyota tem uma nova tecnologia de remoção de pinturas, assim os motoristas podem escolher de acordo com seu gôsto ou quando enjoarem, e quiser voltar à cor anterior, também consegue.

Existem mais  de 100 cores para o cliente escolher.

A nova cobertura também pode ser retirada, permitindo que o trabalho de pintura original brilhe novamente, diz a Toyota.

 

 

Os 20 professores japoneses da  Escola Colegial em Matsue, uma cidade vizinha ao Izumo, onde moram muitos brasileiros, se preparam aprendendo Português, informações sobre a cultura, costumes do Brasil com seus alunos, para receber os alunos brasileiros este ano (2022) : 

Três brasileiros : Ana Hirata (17 anos), Noemi Nishikawa e Eduardo Miyahara (16 anos), dão "Sessão Brasil" de uma hora e meia para 20 professores japoneses, ensinando Português e um pouco de tudo sobre Brasil.

Os professores ficaram impressionados que no Brasil, as escolas tem 3 turnos (manhã, tarde e noite). 

Com essas informações recebida de seus alunos, alguns professores cumprimentam em português os "brasileirinhos", e têm diminuído a distancia entre os alunos-professores.

Assim, expandindo o círculo de compreensão transcultural onde tanto a escola quanto os alunos estrangeiros tem experiências mutuamente.

 

No final deste mês (abril/22), o primeiro navio petroleiro elétrico  do mundo começará a ser usado na Baía de Tokyo.

O navio foi batizado de Asahi, tem 62 metros de comprimento e funciona totalmente com energia elétrica fornecida por baterias com capacidade equivalente de 100 ve´culos eletricos urbanos.

O Asahi gera menos barulho e vibração e com mais espaço para tripulação e será usada para fornecer combustível para outros navios.

O Projeto e5 (Asahi Tanker Co. Ltd.) tem como objetivo de promover o desenvolvimento tecnológicos para fortalecer a competitividade global de construtoras navais japonesas.

 

 

Dia 21/03, é Equinócio de Primavera e no Japão é feriado !

Isso é para a população homenagear a natureza e cuidar dos seres vivos.

Nesse dia, o dia e a noite tem horários equivalente, começando a ficar um pouco mais quente e o sol nasce no leste e se põe no oeste, na mesma proporção, filosofando: a vida que é deste mundo e o do outro mundo, ficam mais próximos um do outro. 

As plantas começam a florir, especialmente as flores da cerejeira (sakura), um excelente dia para apreciar a natureza e agradecer pela vida !

História do Botamochi e Ohagi

São feito de arroz chamado de "mochigome" que é uma espécie de arroz mais duro e seco, especial para fazer mochi e feijão azuki, feijão especial para fazer recheio de manju

Os doces são feito do mesmo jeito, mas muda de nome devido as flores da época :

Na primavera o doce é chamado de botamochi, porque tem uma flor chamado de Botan

E no outono existe uma flor chamado Hagi, por isso o mesmo doce muda de nome nessas estações.

  Flor Botan (Peônia)