Funcionário efetivo e não efetivo 正社員 非正社員 Seishain e hiseishain

O funcionário efetivo (seishain ou apenas shain) é aquele trabalhador com contrato por tempo indefinido e que supostamente permanecerá na empresa até aposentar-se. Os japoneses diferenciam entre o seishain (assalariado efetivo, permanente) e o hi seishain (não efetivo). Entende-se por não efetivo o trabalhador que faz trabalhos temporários (arubaito), é contratado por empreiteiras (haken shain) ou possui contratos de trabalho específicos (keiyaku shain), seja por tempo determinado (yuuki keiyaku) ou indeterminado (sadameno nai keiyaku).

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem Estar do Japão, irá iniciar em Maio/2015, apoio aos estrangeiros

Interessados devem procurar o JICE e Helllo Work dessas cidades para obter maiores informações.

Fonte : IPC Digital

Estrangeiros em 15 províncias oferecendo cursos gratuitos:

O curso tem por objetivo dar melhorias de condições para os estrangeiros através de ensino de língua japonesa para que aprendam como preencher currículo, como interpretar as ofertas de vagas e para o desenvolvimento de outras habilidades.

As Províncias são : Shizuoka (Hamamatsu), Chiba, Ibaraki, Tochigi, Gunma, Saitama, Tokyo, Kanagawa, Ishikwa, Nagano, Gifu, Aichi< Mie, Shiga e Osaka. 

Previsão do governo é que 4 mil pessoas irão participar. 

O último relatório divulgado pelo Ministério da Justiça, datado de 24/04/2015, informa que o número de brasileiros aumentou 3,3% totalizando 175.410, até dezembro do ano passado.

 

Aichi, Shizuoka e Mie continuam sendo províncias com maior concentração de brasileiros, a maioria possui visto permanente – 111.077, o que representa 63% da população, maioria de sexo masculino.

 

A grande fatia  da população que totalizam 51.170 , são jovens de 18 a 35 anos. Enquanto a minoria é da faixa de 65 à 80 anos, totalizando 4.167 pessoas e as crianças representam 19%. A faixa etária supostamente ativa economicamente é de 79%.”

 

Veja a seguir a tabela com números de concentração de brasileiros em cada Província:

Dinheiro usado no Japão

O iene (ou yen) é a moeda usada no Japão. Em japonês geralmente é pronunciada apenas “en”, mas a pronúncia “yen” é comum em outros idiomas, como o português. Os códigos para a moeda em ISO 4217 são JPY e 392. O símbolo latinizado é o ¥, enquanto que o japonês é escrito com o kanji 円.