Tais medidas devem ser tomadas devido a possível entrada de mais trabalhadores estrangeiros a partir do ano que vem.
Algumas regras da aposentadoria devem ser alteradas em 2019, retirando os benefícios dos dependentes estrangeiros que não residirem no país (Japão).
Para aposentados que recebem o benefício fora do país, não será afetado pelas mudanças.
A aposentadoria vinculada ao Shakai Hoken – Seguro Social, chamado de (Kousei Nenkin – Aposentadoria), permitem que os dependentes do trabalhador contribuinte, como esposa e filhos menores de idade, recebam o benefício futuramente após a morte do mesmo, independente do país no qual residem.
Porém, devido a entrada de trabalhadores estrangeiros, a partir de Abril do ano que vem, o governo deve mudar esta regra. Logo, aqueles que forem contratados serão obrigados a se inscrever no Shakai Hoken.
O sistema de aposentadoria do Japão sofre com o rápido envelhecimento da população e busca medidas para que o país não entre em colapso neste setor.
O sistema de saúde do Japão, (Kenko Hoken – Seguro Saúde) também incluso no (Shakai Hoken – Seguro Social) pretende rever o sistema do país, aplicando regras mais rigorosas para sua cobertura, devido os casos de abusos realizado por estrangeiros e a preocupação de aumentar a incidência com a entrada dos mesmos a partir do ano que vem.
As alterações visam impedir o uso do seguro por estrangeiros que nunca foram ao Japão, inclui-se os parentes de contribuintes inscritos no benefício.
O seguro cobre despesas médicas não apenas de trabalhadores, mas também de seus familiares. Atualmente, não exige que os dependentes apoiados financeiramente pelos trabalhadores, morem no Japão.