Fundação Japão e Centro de Estudos Nipo-Brasileiros apresentam o debate internacional Japão Atual: Migração Internacional, Diversidade Étnica e Cultural. No evento, pesquisadoras de três países apresentarão o que há de mais atual em estudos sobre a diversidade no Japão.

Lili Kawamura (Brasil), Machiyo Kotani (Japão) e Anna Sera (Estados Unidos) analisarão a formação da sociedade multicultural no Japão, a partir do caso brasileiro.

Com foco em questões como trabalho, educação e formação cultural a partir do fluxo de pessoas, as pesquisadoras debaterão as tendências sobre a presença dos brasileiros e outros grupos estrangeiros no Japão. Através de um tema e da questão global das migrações internacionais, a conversa tem como objetivo abordar a dimensão cultural e social da diversidade étnica e debater o mito da homogeneidade na sociedade nipônica.

Durante o evento, também, será apresentada uma análise da sociedade multicultural no Japão.

”A população de origem estrangeira vem crescendo no arquipélago, salientando a questão das diversidades étnicas numa sociedade tradicionalmente conhecida como homogênea”, afirmam as pesquisadoras.

Com foco em três atividades sociais - o movimento de pessoas, a educação e o trabalho -, as palestrantes apresentarão dados sobre a população de estrangeiros no Japão, com descrição mais detalhada para o caso dos brasileiros.

Também serão apresentados e discutidos alguns exemplos de como estes grupos são retratados nas mídias japonesas.

 

As participantes

Lili Kawamura

Doutora em Sociologia (USP), Livre-Docente em Educação (UNICAMP), Pós-Doutorado (Universidade de Nagoya, Japão). Foi Professora Associada da UNICAMP, Professora Visitante na Universidade de Tsukuba (Japão), Professora Visitante na Universidade de Tenri (Japão) e Professora Colaboradora da Universidade de Estudos Estrangeiros de Kyoto (Japão). Atualmente é pesquisadora e escritora sobre Migrações Internacionais: Brasil-Japão. Lili é autora do livro “Para onde vão os Brasileiros?”, da editora UNICAMP, e “Nihon Shakai to Burajirujin Imin (Sociedade Japonesa e Imigrantes Brasileiros)”, publicado no Japão pela editora Akashi Shoten, além de artigos sobre o tema de sua pesquisa em livros e revistas nacionais e internacionais até o ano corrente.

Machiyo Kotani

Machiyo é pesquisadora no Centro de Estudos Nipo-Brasileiros de São Paulo. Ela é doutoranda na Universidade de Kobe (Japão) e estuda Geografia Social e Estudos Urbanos. Sua linha de pesquisa principal concentra-se na precarização de trabalho e mobilidade de trabalhadores. Nascida em Gifu, uma área de grande concentração de brasileiros no Japão, fez graduação em Língua e Cultura na Universidade de Kansai Gaidai e mestrado em Língua e Cultura na Universidade de Osaka (Japão). Atuou como professora em escola de língua japonesa e também voluntária de ONG para crianças imigrantes no Japão.

Anna Sera

Anna é doutoranda na Indiana University, nos Estados Unidos, nos programas de Sociologia e Estudos de Políticas Educacionais e pesquisadora no Centro de Estudos Nipo-Brasileiros de São Paulo. Atuou como professora em escola brasileira no Japão e também fez parte de iniciativas para o auxílio de crianças imigrantes no Japão e Estados Unidos. Sua linha de pesquisa principal concentra-se na educação de estudantes imigrantes e sua integração sociocultural nas escolas e na sociedade em geral. Natural de São Paulo, Anna fez graduação em Educação na Universidade de Hiroshima (Japão) e mestrado em Políticas Públicas Educacionais na Universidade de Stanford (Estados Unidos).

Japão Atual: Migração Internacional, Diversidade Étnica e Cultural (Vagas limitadas)

Data: 19 de outubro de 2018

Horário: 19h

Local: JAPAN HOUSE São Paulo

Endereço: Av. Paulista, 52, Paraíso, São Paulo, SP

Ingressos: Gratuitos (necessário retirar senha uma hora antes do evento, no local)

Classificação: Livre

Realização:

Fundação Japão em São Paulo

Centro de Estudos Nipo-Brasileiros

基金ウェブ情報 (Informações da Web)

http://fjsp.org.br/agenda/debate-internacional-diversidade-etnica-na-sociedade-japonesa/

FBイベント情報 (Informações do evento no Facebook)

https://www.facebook.com/events/286235885325056/