Retirado dos Anais do Simpósio Internacional Comemorativo do 15º Aniversário da Constituição do CIATE

Megumi Yuki

Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Gunma

Inicialmente quero apresentar minhas felicitações pelo 15º aniversário de fundação do CIATE, e meu profundo respeito pela dedicação do presidente Masato Ninomiya e de todas as pessoas envolvidas, que se esforçaram, no decorrer de todos esses anos, a fim de assegurar as oportunidades de trabalho tranquilo e adequação do ambiente de trabalho aos nikkeis no Japão.

Sinto-me profundamente honrada pela oportunidade a mim concedida para ministrar esta palestra relacionada à educação das crianças nikkeis residentes no Japão.

Oizumi é a cidade japonesa que possui o maior número de brasileiros – 16% do total da população são constituídos por estrangeiros -, e desde 1998 venho realizando pesquisas de forma contínua nesta cidade.

Na faculdade de Gunma existem diversos tipos de serviços. Eu, particularmente, uma ou duas vezes por semana entro nas salas de aulas de curso primário sem ocultar a minha identidade. Com base em diversos temas detectados nesses locais, desde 2001 sou responsável pela execução e administração do “Projeto de Estudo sobre Educação de Coexistência Multicultural”, sob responsabilidade da Universidade de Gunma, com a colaboração das cidades de Oizumi, Ôta e Isesaki, da província de Gunma.

Este projeto teve início em 2002, e se expandiu, nesses últimos seis anos, para mais de 150 empreendimentos relacionados à educação, prevenção de acidentes, assistência médica e prevenção contra crimes etc. Nossa universidade foi selecionada, pelo Ministério da Educação e Ciência, como modelo em todo o território japonês para criar recursos humanos que deverão contribuir na construção de uma sociedade de coexistência multicultural.

Com a inclusão objetiva de estudantes no projeto e na administração deste empreendimento, temos formado profissionais que possuem espírito de convivência, cada um na área de sua especialidade. Fez parte da programação deste evento uma palestra de um policial japonês. Neste segmento também estamos estruturando o envio de duas pessoas que falem português para atuarem como funcionários da Política da província de Gunma.

Além disso, desde 2005 passei a atuar na província de Gunma, acumulando o cargo de professora da Universidade. Assumi o cargo de funcionária da Sala de Apoio à Coexistência Multicultural da Nova Política da província de Gunma, onde executo o trabalho de conexão do resultado da educação relacionada à coexistência multicultural e à política da província. Tenho planejado e administrado empreendimentos modelos com a participação da população local, determinando o direcionamento da coexistência multicultural da província de Gunma, oferecendo serviços administrativos em diversas línguas, executando treinamentos de prevenção de acidentes e ensinando a língua japonesa na região onde há concentração de estrangeiros etc.

A partir de 2005 tenho participado de reuniões dos intelectuais para discutirmos sobre os empreendimentos relacionados ao Ministério de Educação e Ciência, Ministério da Terra, Infra-Estrutura, Transporte e Turismo, com base no resultado do empreendimento e da pesquisa efetuada. Tenho realizado também estudos sobre o planejamento político, reunindo dados básicos para a política territorial e educacional do Japão.

Por conta dos incidentes ocorridos na coexistência multicultural, vimos nos empenhando com pesquisadores, educadores e pessoas relacionadas a administração. Na presente palestra, mostrarei a situação atual do ambiente de educação das crianças brasileiras residentes no Japão, apresentando dados os mais concretos possíveis e, ainda, o empenho do governo, município, universidades e ONGs para o melhoramento do ambiente de educação. Tratarei também sobre o futuro deste tema.

No final de 2005, o número de estrangeiros registrados no Japão ultrapassou o total de 2 milhões de pessoas, mais precisamente, 2.011.550 pessoas. Comparado ao período de 2004, houve um aumento de 37.808 pessoas, 1,9% a mais. O total de estrangeiros registrados, no final de 1990, quando houve a reforma e entrou em vigência a Lei de Controle de Imigração, era de 1.075.317 pessoas, o que significa um aumento de 87% nesses últimos 15 anos. Dentre os estrangeiros, o maior número é de brasileiros, que no final de 1990 era de 56.429 pessoas, mas em fins de 2005 cresceu para 302.080 pessoas, um número cinco vezes maior.

De um modo geral, na região de Tokai, nas províncias de Shizuoka, Aichi, Gifu e Mie reside um grande número de brasileiros, como também no norte da região de Kanto, nas províncias de Gunma, Tochigi, Ibaragi, Saitama e Nagano, que fina na região central. Na província de Gunma, onde resido, observada isoladamente, existe um fato que é difícil perceber. Se observarmos a distribuição dos brasileiros em toda a região do norte de Kanto, que está sendo discutido também no Ministério da Terra, Infra-estrutura, Transporte e Turismo, podemos observar fatos muito interessantes.