Zaibatsu

Qual significado do termo Zaibatsu? Venham dar uma conferida no texto para conhecer sobre este assunto!

O Japão é atualmente a terceira maior economia do mundo, ficando atrás dos Estados Unidos e da China, e é o país onde surgiram grandes empresas como, por exemplo, Honda, Nissan, Toshiba e outros. Essas grandes empresas são conhecidas como Zaibatsu, e para e entender melhor sobre esse termo precisamos voltar alguns anos na história do Japão até a Era Meiji.

Convido você a viajar pelo “Túnel do Tempo”, vamos lá ?

A economia do Japão seguiu um modelo de produção feudal até o século XIX, enquanto os países europeus deixaram este modelo na idade média, passando ao mercantilismo e no século XIX já estavam introduzindo o capitalismo baseado na Revolução Industrial e expandindo seus mercados. Dentro dessa estrutura feudal, o poder no Japão era descentralizado, sendo os Shoguns, líderes de clãs, quem comandavam seus feudos. Existia a figura do imperador, mas ele não tinha poder como os Shoguns. A economia japonesa era completamente baseada em atividades agrícolas e muito frágil, e seus portos eram fechados para o ocidente. Somente a partir de 1870 com a queda do Império Tokugawa e ascensão do Império Meiji que o Japão começou a criar uma reforma interna que mudou sua história, e foi chamada de Restauração Meiji, deixando de lado o sistema feudal e adotando um Estado centralizador, passando a governar a economia interna e tornando o Japão capaz de competir com mercados externos. O Imperador Meiji teve o apoio dos Samurais, que eram muito influentes neste período, além do apoio da nobreza. Na Era Meiji, os portos foram abertos para o ocidente e a economia se voltou para o capitalismo, ocorrendo uma modernização da infraestrutura no país, capacitação da mão de obra e fortalecimento militar, possibilitando a invasão da China e da Coréia do Sul para buscar recursos e formar colônias.

Foi nesta Era que surgiram os Zaibatsus: grandes conglomerados industriais familiares das classes líderes dos clãs, com privilégios na forma econômica. Famílias como Mitsubishi e Mitsui são exemplos que formaram esses Zaibatsus. Esses complexos industriais costumavam produzir de tudo, desde canetas até barcos, passando por carros e diversos itens do dia a dia. O termo Zaibatsu nos leva a pensar no nacionalismo e vontade de aprender e crescer do povo japonês, mostrando que não se deixariam ser dominados por políticas e empresas estrangeiras, criando sua própria indústria. As empresas mais conhecidas são: Toyota, Honda, Nissan, Mitsubishi, Suzuki, Mitsui, Nissin e Toshiba. Elas formaram conglomerados em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento, como exploração mineral, indústria básica, indústria têxtil, bancos, automobilística e comércio exterior, tornando o Japão uma grande potência econômica e um polo industrial e de tecnologia, ficando em segundo lugar, atrás apenas dos Estados Unidos até a década de 1970, quando a China teve um grande crescimento e se tornou a segunda maior potência econômica do mundo.

As Zaibatsus foram proibidas após a segunda Guerra Mundial quando o Japão foi invadido pelo exército dos Estados Unidos. Ocorreu, então, a formação dos Keiretsus, que também são conglomerados industriais mas controlados por instituições bancárias, diferentemente dos Zaibatsus, sob controle familiar. Os Keiretsus permitiram uma profissionalização dos negócios, dando um incentivo maior para a economia japonesa. A indústria bélica também foi proibida no Japão após a Segunda Guerra, e o país começou a produzir em áreas diferentes, com destaque para a indústria da fotografia em que surgiram empresas como a Nikon e a Canon que, assim como as empresas citadas anteriormente, continuam atuando no mercado até hoje. Na área de eletrônicos se destacam a Sony e a Panasonic, com produtos conhecidos mundialmente por sua alta qualidade.

Assim podemos concluir que o Japão, por ser um país com uma cultura que preza pelo desenvolvimento e conhecimento, mesmo passando tanto tempo fechado para o ocidente e com sua economia baseada num sistema feudal até o século XIX, conseguiu alcançar e superar países europeus que iniciaram o processo de industrialização muito mais cedo e crescer com indústrias consideradas sinônimo de alta qualidade até os dias de hoje, mostrando a força a dedicação do povo japonês e de suas Zaibatsus, que deram início à grande potência econômica, industrial e tecnológica conhecida hoje do Japão.

 Zaibatsu - Wikipedia