O Primeiro Ministro do Japão, Shinzō Abe, anunciou um projeto previsto para meados de junho, com as necessárias revisões legais a serem apresentadas ao parlamento neste outono, referente a entrada de 500 mil estrangeiros ao país até o ano de 2025. A previsão, é de que a mão de obra já existente no país com visto de estágio para trabalhar, receba mais 5 anos de prorrogação, para mantê-los no país, devido a escassez de mão de obra nestes setores.

Tal iniciativa teria como principal objetivo, obter um número maior de trabalhadores estrangeiros no país em áreas específicas, onde a mão de obra qualificada está em falta, como: Construção civil, naval, agricultura, hospedagem, enfermagem e cuidado a idosos. Cerca de 260 mil estrangeiros estão no Japão com visto que tem duração de 2 anos e podem solicitar a extensão do visto.

Entretanto, o benefício a ser concedido será avaliado com base nos testes que os solicitantes deverão realizar, demonstrando proficiência no campo de interesse e/ou atuação e na língua japonesa. O país oferece um programa de treinamento nestas áreas e para aqueles que obtiveram sucesso, estarão isentos do teste e terão permissão para permanecer no Japão por cerca de 10 anos. A princípio, não será permitido aos estrangeiros levar consigo, membros da família.

As empresas responsáveis por contratar tais trabalhadores deverão apresentar um plano que inclui auxiliar os contratados a encontrar moradia e aulas de idiomas, para facilitar a rotina na área e no cotidiano. Para empresas pequenas que não consigam oferecer tal suporte a eles, poderão requerer a ajuda de uma organização certificada pelo governo.