Com o dólar em alta, o preço do yen aumenta, logo, é de se esperar um aumento significativo nas compras, principalmente devido a mudança das estações do ano, porém, o consumo interno registra quedas de 1,5%, evidenciando a situação econômica nacional, demonstrando o receito e o controle dos gastos .

De acordo com a Associação de Lojas de Departamento do Japão, houve um aumento no número de turistas que ia ao Japão e consequentemente, o comércio foi privilegiado, obtendo um aumento nas vendas pelo segundo mês consecutivo. Ainda de acordo com a Associação, houve um aumento de 42% no mês de Abril em relação ao ano anterior, registrando a marca de 31,6 bilhões de ienes (R$ 1 bilhão de reais).

Dentre os itens mais procurados pelos estrangeiros recém-chegados ao país, podemos citar a busca por vestimentas, bolsas de grife e de produtos cosméticos, justamente devido a diferença de valores quando comparados aos outros países, como o Brasil, onde o mesmo produto chega a custar até 5 vezes mais o valor anunciado em outros países, devido ao enorme imposto embutido no valor final do produto.

A renda obtida neste período oferece um fôlego ao comércio, que aguarda ansiosamente o aumento contínuo de estrangeiros para o próximo trimestre. Com a proximidade dos Jogos Olímpicos que serão sediados no Japão,  este número de estrangeiros deve aumentar progressivamente, principalmente durante o evento, que terá duração aproximada de 19 dias, em diversos locais.