Outra vacina é a contra o rotavírus, um dos agentes que causam a diarreia, que é aplicada em duas doses, por via oral. A única outra vacina aplicada via oral é a Sabin, todas as outras são aplicadas por via intramuscular, ou seja, por injeção.

Aos nove meses, a criança deve tomar a vacina contra a febre amarela. Algumas regiões do Estado de São Paulo são consideradas locais de risco: Região Oeste, no limite com o Mato Grosso do Sul, onde há áreas de pescarias; e Norte, no limite com Minas Gerais. Quem mora aqui, na Capital ou Grande São Paulo, não precisa tomar a vacina. No Japão não há incidência de febre amarela.

Ao completar um ano, ela precisa ser vacinada com a tríplice viral, que são três componentes que previnem contra o sarampo, a rubéola e a caxumba.

A rubéola é causada por um vírus que provoca manchas avermelhadas no corpo, em crianças e adultos, e aparecimento de gânglios, aqueles caroços atrás do pescoço. Este quadro é menos problemático; a grande preocupação é quando a rubéola acomete a mulher grávida, pois é um vírus que tem atuação muito importante na formação do feto, principalmente quando esta infecção acomete nos primeiros três meses de gestação.

Se a mãe não tomou vacina, 20% desses bebês poderão ter má-formação, que vai desde surdez, catarata, comprometimento ocular, cardiopatia congênita e atraso do desenvolvimento. Portanto, trata-se de um alerta especial, principalmente para as mulheres que não tomaram vacina ou que não tiveram a doença.

Caxumba é aquela doença que dá papeira, cuja prevenção pode ser feita com uma única dose da vacina tríplice viral quando a criança completa um ano de idade. Desde 2004, para reforçar a proteção tem sido aplicada a segunda dose, entre cinco e seis anos de idade.

Há ainda outros reforços para as vacinas Sabin, contra a difteria, o tétano e a coqueluche.

Vale ressaltar aqui: A cada dez anos, a partir dos 15 anos de idade, não se deve esquecer dos reforços das vacinas contra a difteria e o tétano.

Todas essas vacinas estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde, para todas as crianças, logo ao nascer. Independente se o destina é o Japão ou outro país qualquer, é fundamental, enquanto estiver morando no Brasil, tomar todas essas vacinas.