Após a implantação e efetivação do novo visto de trabalho vigente a partir de Abril de 2019, a quantidade de estrangeiros dispostos a realizar o teste de conhecimentos técnicos para a obtenção do novo visto excedeu as expectativas.

De acordo com os requisitos para a solicitação do visto, o candidato deve comprovar o conhecimento da língua japonesa e experiência técnica na área de interesse. Este novo visto abre a possibilidade para estagiários de outros países que estão no Japão neste momento e gostariam de trabalhar fora do regime de estágio.

No dia 25 de Março, foi realizado o primeiro teste para candidatos com interesse nas áreas de cafés e bares. De acordo com o levantamento, o número de inscrição foi 3 vezes maior do que o previsto, próximo de 1 mil pessoas.

Já no segmento alimentício, a prova foi uma das primeiras a serem realizadas no dia seguinte. O Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão também providenciou os mesmos preparativos e expectativas para as provas destinadas à agricultura e pesca. O teste foi realizado no dia 26 de Março e nos próximos meses serão realizados mais testes, em diversas cidades do Japão.

Um dos setores com maior carência é a hotelaria. O primeiro teste para este segmento será realizado no dia 14 de Abril, em 7 cidades espalhadas pelo país. O número esperado de requisitantes é de 700 pessoas aproximadamente.