Devido à aprovação da nova lei de imigração para trabalhadores estrangeiros, espera-se que haja o aumento da quantidade de crianças imigrantes no país. Logo, a preocupação com eles repercute em diversas áreas do país que prestarão assistência aos novos trabalhadores.

O Ministro da Educação do Japão, Masahiko Shibayama anunciou a reunião para tratar destes assuntos nesta semana.
Após pesquisas recentes sobre a quantidade de alunos estrangeiros em escolas no Japão, constatou-se que há uma grande parcela fora das escolas e o aumento da evasão escolar. O país visa criar um ambiente agradável para que os mesmos possam completar o processo de educação no país.
Dentre os assuntos a serem tratados nesta reunião, podemos citar:
- Condições apropriadas para estudos;
- Assuntos escolares;
- Apoio geral aos estudantes estrangeiros;
- Melhoria dos professores de escolas públicas no país para lidarem com crianças estrangeiras;
- Ijime (bullying);
- Possíveis casos de maus tratos por parte dos pais.

De acordo com o pedido realizado pelo Ministro da Justiça do Japão, Takashi Yamashita, no dia 07 de Abril, os funcionários do Ministério devem esforçar-se ao máximo para preparar a estrutura necessária para a recepção dos novos trabalhadores a partir de Abril de 2019.
Os preparativos citados pelo ministro referem-se à:
- Estrutura física do país;
- Moradia;
- Saúde;
- Educação;
- Medidas governamentais que permitam criar uma sociedade multicultural;
- Promoção de atividades culturais entre japoneses e estrangeiros.

Yamashita também ressalta a importância da implantação das medidas de forma transparente, com calma, aos cidadãos japoneses, com o objetivo de criar confiança em ambos os lados e evitar desconfiança em relação á política de recepção aos trabalhadores estrangeiros.