No início da imigração japonesa no Brasil, em cada cidade que recebia imigrantes japoneses, era criada uma associação cultural, esportiva e educacional.

Até hoje, não sabemos ao certo quantas entidades continuam trabalhando para divulgar a cultura japonesa no Brasil, mas sabemos que os resultados estão sendo alcançados na prática, pois os brasileiros em geral admiram, praticam e respeitam os valores e as tradições da cultura japonesa.

Para alcançarmos mais visibilidade e representatividade, precisamos reunir dados confiáveis, comprovando o alcance e a repercussão do trabalho voluntário das mais de 400 entidades nikkeis de todo Brasil.

O Centro de Estudos Nipo-Brasileiros - Jinmonken, uma entidade que estuda a comunidade nikkei, com apoio da Nippon Foundation, Embaixada do Japão no Brasil, Consulado Geral do Japão em São Paulo e Fundação Kunito Miyasaka, está organizando um projeto de cadastramento de informações sobre todas as entidades nikkeis no Brasil.

Os pesquisadores vão visitar pessoalmente TODAS as associações nikkeis do Brasil, em todas as regiões do país, para compilar dados, fotos e informações sobre a comunidade nipo-brasileira. 

Essa pesquisa vai mudar o panorama das ações da comunidade, pois teremos uma visão clara das nossas oportunidades e desafios para o futuro. 



O objetivo é completar o trabalho até o ano que vem, quando se comemoram os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, mostrando que as entidades nikkeis não estão em extinção, e propondo uma ação educadora e transformadora em nosso país. 

Caso você tenha disponibilidade para atuar nessa equipe de pesquisa, todas as despesas da viagem serão pagas, e também haverá um valor mínimo de diária pelo trabalho desenvolvido. 

ATENÇÃO: É necessário falar japonês e português, e de preferência, conhecer um pouco sobre a comunidade nikkei.

Os interessados podem participar da reunião para apresentação do projeto, que acontece no dia 07 de março na sede do Jinmonken.

PESQUISA DA COMUNIDADE NIKKEY ATRAVÉS DOS BUNKYOS
Apresentação do projeto e seleção dos pesquisadores
Data: 07/03/17 (terça)
Horário: 17h00
Local: CENTRO DE ESTUDOS NIPO-BRASILEIROS
Endereço: Rua São Joaquim, n.º 381, 3.º andar, conj. 38 (Bunkyo)