O Ano Novo para os japoneses, tem significado familiar e celebração espiritual, um momento de reflexão sobre o ano que passou, renovar energias para o ano que está começando.

Costuma-se fazer faxina conhecido como "oosouji" (grande faxina), fisicamente e também espiritual para afastar toda negatividade.

Compatilha bons momentos com a famiia, assistindo no dia 31/12, o famoso programa musical Kohaku Utagassen da emissora de tv japonesa NHK, uma competição da equipe mascuina "shiro gumi" (equipe branca) e  equipe vermelha (aka gumi) que é equipe feminina. A equipe vencedora leva a bandeira de vencedor.

E comem o famoso macarrão "soba" de trigo sarraceno, para trazer boa sorte na passagem de ano.

Após apreciar a beleza do nascer do sol e se alimentar com um generoso café da manhã, vão visitar o templo para orar pedindo saúde, paz e proteção, compram o "Omikuji", uma espécie de oráculo com previsões de boa sorte.

As crianças ganham um envelope com dinheiro conhecido como "otoshidama"

Os japoneses mais tradicionais, ainda enviam o "nengajo", cartão postal de Ano Novo.

Outro costume é comer "Ozouni", uma sopa feito de shoyu com pedaçõs de mochi, também come se mochi grelhada com shoyu. Tudo isso para ter boa sorte !

Além do mochi, outro prato tradicional é o obento chamado "Osechi-ryouri" - vem ovas de arenque, kombu-maki (alga enrolado) omelete e broto de bambu.

Outra famosa tradição é a Cerimônia "Kokyo Ippan Sanga" - é uma cerimônia Oficial do Palácio Imperial, onde o casal imperial aparece na varanda do Palácio para felicitar a nação no Ano Novo.

Enfim, o Ano Novo é uma celebração familiar e espiritual, como o Natal é para os brasileiros!