A partir do dia 01 de Abril, entrou em vigor o novo visto para trabalhadores estrangeiros, mas logo, surgem indícios de que o país não está preparado para tal.

A princípio, o único modo para realização e solicitação para o novo visto de trabalho específico para atuar na área de estudo no Japão, deve ser feita no país de origem do solicitante. Logo, o resultado e o certificado de comprovação de habilidades específicas necessita ser retirado no país de origem.
Em decorrer disto, os estrangeiros que estão no Japão a trabalho ou estudo, devem retornar para seu país para dar entrada neste processo.
Porém, este requisito desagrada a maioria destes trabalhadores, pois mesmo que o valor da passagem não seja tão alto, comparado ao valor de passagem do país asiático para os países da América do norte ou América do Sul, é considerado alto para aqueles que recebem atualmente apenas o básico para sobreviverem.
Dentre as mais diversas opiniões e sugestões, a solução mais viável seria o governo japonês realizar os exames dentro do Japão e o mesmo prontificou-se a analisar o caso, sem definir uma data para realização.
Mesmo com as exigências e propostas do governo, visando a melhoria na recepção dos novos trabalhadores, como suporte ao atendimento em até 11 línguas nos órgãos públicos, o sistema encontra dificuldades em efetivá-las.
A expectativa de implementar escritórios multilíngues para cerca de 100 localidades do país ainda não foi concluída, pois até o momento, cerca de 37 manifestaram-se e cumprem com as exigências do governo.
Um número considerável de prefeituras recebeu o comunicado do governo há apenas 2 meses, dificultando no processo de preparo dos funcionários e da estrutura para tal. Outro problema encontrado é oriundo do orçamento, pois há municípios que não possuem verbas o suficiente, profissionais capacitados ou locais preparados para adotar a medida.
A meta do governo para os próximos 5 anos, é atingir 345 mil trabalhadores, e o primeiro passo é a abertura de 14 áreas não especializadas para contratação para o ano de 2019.