Os arquivos dos trabalhos publicados nos anais estão disponíveis para download nos links a seguir.
Dr. Masato Ninomiya, Presidente do CIATE, visitou as comunidades brasileiras no Japão pra conversar com os trabalhadores brasileiros local para saber sobre a atual situação deles, também visitou escola brasileira Mundo de Alegria de Hamamatsu.
Assim, ele pôde ficar a par das situações dos nossos patrícios no Japão e ele vai compartilhar sobre essa experiência na Live para que as pessoas que estão pensando em trabalhar no Japão, saber mais da realidade atualizada.
Na Província de Fukui tem aumento de trabalhadores estrangeiros, inclusive de brasileiros !
A província de Fukui registrou número recorde de trabalhadores estrangeiros, chegando a 13.594 pessoas, o que mostra um aumento de 22,5% em relação ao ano anterior.
Maior registro desde 2007.
A área industrial emprega cerca de 30% do total dos estrangeiros, mas houve um aumento substancial nos segmentos de serviços (48%), saúde e bem-estar (32%) e hotelaria/restaurantes (26%).
Brasileiros entre os trabalhadores estrangeiros em Fukui
Houve um aumento de 1.083 trabalhadores brasileiros, o que representa 49,3%.
Veja os índices abaixo :
Trabalhadores peruanos estão em menor número, com apenas 38 pessoas.
A Prefeitura de Izumo (Shimane) nomeou pela primeira vez um Mentor de Apoio ao Emprego para Residentes Estrangeiros .
Em julho(2024), mostra que são mais de 4,7 mil estrangeiros residindo na cidade de Izumo, sendo que a grande maioria é brasileira, o maior número da província.
A prefeitura veio apoiando os estrangeiros a encontrarem uma vaga, através de reuniões explicativas.
No entanto, muitos têm problemas de comunicação com as empresas devido à barreira linguística. Como Fujii é bilíngue – japonês e português – poderá atuar como mentor dos estrangeiros mas também como um elo entre os candidatos e o escritório da Hello Work.
https://i0.wp.com/portalmie.com/wp-content/uploads/2024/09/bras_mentor_1.jpg?w=900&ssl=1
Até 2033, a Tokyu Resorts & Stays, pensa em expandir 30% na contratação de trabalho estrangeira de cerca de 120 para 580.
Eles acreditam que com a expansão de novos resorts, só com a contratação de recém graduados japoneses não será suficiente.
Seibu Prince Hotels Worldwide, visa contratar 20% mais estrangeiros este ano e aceitar mais estagiários para tempo integral.
A operadora Fujita Kanko, também visa ter trabalhadores estrangeiros, em maio deste ano começou a pagar subsídio de 4mil ienes empregados cada vez que eles renovam seus vistos de trabalho.
Setor de hotéis está enfrentando dificuldades com grave falta de mão de obra.
Fonte: Portal Mie