Após o início do recebimento da aposentadoria, o beneficiado deve preencher e enviar, todos os anos, o certificado de situação atual (現況届 – genkyou todoke) ao escritório da previdência japonesa para atualizar sua situação para continuar recebendo o benefício.
O beneficiado residente no exterior receberá o formulário para preenchimento por carta, no mês do seu aniversário, devendo ser enviado de volta ao Japão o quanto antes. Se o certificado não for enviado, o recebimento ficará temporariamente suspenso até o recebimento do mesmo.

Siga as instruções abaixo para enviar o certificado de situação atual:

- Para quem tem nacionalidade BRASILEIRA

  1. Preencher o cartão postal (hagaki) com o nome, telefone e endereço nos devidos campos com letra de forma (não precisa escrever em japonês).

  2. Preencher o certificado de residência com letra de forma, levar no cartório para reconhecer firma da assinatura.

       3. Enviar para o Japan Pension Service pelo correio.

 

- Para quem tem nacionalidade ou dupla nacionalidade JAPONESA

  1. Preencher o cartão postal (hagaki) com o nome, telefone e endereço nos devidos campos com letra de forma (não precisa escrever em japonês).

  2. Levar o documento (在留証明 – zairyuu shoumei) que vem junto com a carta enviada pelo Japão, ao consulado japonês para preencherem e carimbarem.

  3. Enviar para o Japan Pension Service pelo correio.

 

Caso tenha dúvidas no preenchimento dos documentos, entrar em contato conosco no tel. (11) 3207-9014 ou pelo WhatsApp (11) 93086-9977.

 

**Devido a pandemia o correio do Japão está com restrição de envio de correspondência para o Brasil, portanto não receberão a carta de atestado de vida. Entrem em contato conosco que forneceremos os documentos necessários para comprovar sua situação atual.