Anais das Últimas Edições do Simpósio Internacional do CIATE

Os arquivos dos trabalhos publicados nos anais estão disponíveis para download nos links a seguir.

Palestras

Calendário de Eventos

Aspectos tributários : obrigações à Receita Federal; antes do embarque ao Japão e no retorno ao Brasil
Terça-feira, 09 Abril 2019,  2:00 -  4:00
Contato tel 32079014

Terça-feira (09/04): "Aspectos Tributários: Obrigações à Receita Federal; Antes do Embarque ao Japão e no Retorno ao Brasil "

Palestrante: Shinji Nakaoka – Diretor Executivo da Daiwa Service

Os Brasileiros que retornam do Japão, frequentemente enfrentam problemas com a Receita Federal. Infelizmente, poucos conhecem os tramites corretos que devem ser realizados “Antes de ir ao Japão”, “Após retornar ao Brasil” e principalmente, problemas com remessas bancárias para o Brasil, para aquisição de bens ou ajudar a família.
Por conta disso, a grande maioria cai na “malha-fina” e ficam sujeitos a “dupla tributação”.
Se você gostaria de aprender a fazer os procedimentos corretos antes de sair do Brasil, para não ter dor de cabeça quando voltar do Japão e poder enviar remessas de dinheiro sem problemas, venha conferir esta palestra!



Local R. São Joaquim, 381 - sala 11

Siga-nos no Facebook

 
 



Entidades

BUNKYO - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social

ENKYO - Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo

KENREN - Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil

厚生労働省

Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai

Consulado Geral do Japão em São Paulo

Últimas Notícias

Brasileiro vence concurso de redação: A Alegria de Viver

O brasileiro Matheus Miciano de 18 anos, venceu o concurso de redação com o tema A Alegria de Viver, no 60 edição do concurso de redação realizado na Biblioteca da Província de Aichi.

Matheus é aluno do terceiro ano do Colegio Toyota Nishi , de meio período, obteve o prêmio máximo intituilado de Governador da Província.

No ginásio não sabia falar japonês, mas dedicou a estudar nessa escola, enquanto trabalha em uma fábrica.

Superou os obstáculos e chegou a ser escolhido como representante dos alunos e obter nota máxima em uma prova.

Alguns  participantes relataram:  “por causa do bullying tive vontade de morrer mas depois que comecei a estudar nesse tipo de escola fiz amigos”. São 37 instituições de ensino com formato diferente do tradicional que oferecem o ensino colegial em Aichi.

Tem  alunos que tinham desistido de estudar ou os que decidiram trabalhar enquanto continuam os estudos são maioria e encontram nelas uma nova oportunidade, como foi para Matheus.  Depois de receber o prêmio disse sorridente “estou muito feliz.” Entrevistado, sobre seus sonhos, respondeu “quero ir para a faculdade a fim de obter licença para ser professor, mas também sonho em me tornar um treinador esportivo”.

Grupo voluntário Ayudame a Ayudar

Ayudame a Ayudar, é um grupo de voluntário composto de sul-americanos, com sede em Handa (Aichi).

Esses voluntários arrecadam arroz, verduras e outros alimentos doados pelos vizinhos e amigos para distribuir para as pessoas que perderam o emprego ou tiveram queda de renda devido a crise d pandemia.

Essa ação do Grupo aliviaram muitas familias que foram ajudadas.

Quem se interessar para contribuir :

Fonte: NNN

Hamamatsu - Reforço Escolar

A Prefeitura de Hamamatsu(Shizuoka) instalou uma classe de apoio escolar para que as crianças estrageiras que não estejam frequentando escolas primárias ou ginasial devido a pandemia possam receber aulas suplementares  de japonês.  Além do idioma, elas também recebem reforço para as matérias regulares, através de 5 professore, das 13 às 16:30 horas, de segunda a quarta-feira.

A prefeitura designou a Associação Internacional de Hammatsu para assumir essa classe chamada de Eki Minami Kyoshitsu, localizada em Kyodo Center que fica em Naka-ku Ebitsuka.

25 mil são estrangeiros da população de 800 mil pessoas da cidade, os brasileiros são a maior comunidade, 9,5 mil pessoas, seguidos de filipinos, cerca de 4 mil e 3,2 de vietnamitas.