Os arquivos dos trabalhos publicados nos anais estão disponíveis para download nos links a seguir.
Terça-feira (19/03): “ Importantes Dicas Sobre a Vida Cotidiana no Japão!"
Palestrante: Andrezza Akiyama – Consultora no CIATE
Muitos possuem a vontade de ir ao Japão, seja para trabalhar, estudar, morar ou passear. Logo, é extremamente importante conhecer o local, as redondezas, os hábitos, os costumes e as regras são fundamentais para uma vida tranquila, sem problemas e para evitar transtornos. Além destes aspectos, é muito importante conhecer o dia a dia das pessoas daquele país, como também:
- Escolas brasileiras e japonesas
- Famosos "combines"
- Meios de transporte e outros
- Carteira de motorista
- Moradias
Para poder se programar melhor na sua viagem, escolher o melhor local e saber as diferenças entre a vida aqui no Brasil e a vida no Japão, venha e confira esta palestra!
Na Província de Fukui tem aumento de trabalhadores estrangeiros, inclusive de brasileiros !
A província de Fukui registrou número recorde de trabalhadores estrangeiros, chegando a 13.594 pessoas, o que mostra um aumento de 22,5% em relação ao ano anterior.
Maior registro desde 2007.
A área industrial emprega cerca de 30% do total dos estrangeiros, mas houve um aumento substancial nos segmentos de serviços (48%), saúde e bem-estar (32%) e hotelaria/restaurantes (26%).
Brasileiros entre os trabalhadores estrangeiros em Fukui
Houve um aumento de 1.083 trabalhadores brasileiros, o que representa 49,3%.
Veja os índices abaixo :
Trabalhadores peruanos estão em menor número, com apenas 38 pessoas.
A Prefeitura de Izumo (Shimane) nomeou pela primeira vez um Mentor de Apoio ao Emprego para Residentes Estrangeiros .
Em julho(2024), mostra que são mais de 4,7 mil estrangeiros residindo na cidade de Izumo, sendo que a grande maioria é brasileira, o maior número da província.
A prefeitura veio apoiando os estrangeiros a encontrarem uma vaga, através de reuniões explicativas.
No entanto, muitos têm problemas de comunicação com as empresas devido à barreira linguística. Como Fujii é bilíngue – japonês e português – poderá atuar como mentor dos estrangeiros mas também como um elo entre os candidatos e o escritório da Hello Work.
https://i0.wp.com/portalmie.com/wp-content/uploads/2024/09/bras_mentor_1.jpg?w=900&ssl=1
Até 2033, a Tokyu Resorts & Stays, pensa em expandir 30% na contratação de trabalho estrangeira de cerca de 120 para 580.
Eles acreditam que com a expansão de novos resorts, só com a contratação de recém graduados japoneses não será suficiente.
Seibu Prince Hotels Worldwide, visa contratar 20% mais estrangeiros este ano e aceitar mais estagiários para tempo integral.
A operadora Fujita Kanko, também visa ter trabalhadores estrangeiros, em maio deste ano começou a pagar subsídio de 4mil ienes empregados cada vez que eles renovam seus vistos de trabalho.
Setor de hotéis está enfrentando dificuldades com grave falta de mão de obra.
Fonte: Portal Mie