Os arquivos dos trabalhos publicados nos anais estão disponíveis para download nos links a seguir.
A Prefeitura de Izumo (Shimane) nomeou pela primeira vez um Mentor de Apoio ao Emprego para Residentes Estrangeiros .
Em julho(2024), mostra que são mais de 4,7 mil estrangeiros residindo na cidade de Izumo, sendo que a grande maioria é brasileira, o maior número da província.
A prefeitura veio apoiando os estrangeiros a encontrarem uma vaga, através de reuniões explicativas.
No entanto, muitos têm problemas de comunicação com as empresas devido à barreira linguística. Como Fujii é bilíngue – japonês e português – poderá atuar como mentor dos estrangeiros mas também como um elo entre os candidatos e o escritório da Hello Work.
https://i0.wp.com/portalmie.com/wp-content/uploads/2024/09/bras_mentor_1.jpg?w=900&ssl=1
Até 2033, a Tokyu Resorts & Stays, pensa em expandir 30% na contratação de trabalho estrangeira de cerca de 120 para 580.
Eles acreditam que com a expansão de novos resorts, só com a contratação de recém graduados japoneses não será suficiente.
Seibu Prince Hotels Worldwide, visa contratar 20% mais estrangeiros este ano e aceitar mais estagiários para tempo integral.
A operadora Fujita Kanko, também visa ter trabalhadores estrangeiros, em maio deste ano começou a pagar subsídio de 4mil ienes empregados cada vez que eles renovam seus vistos de trabalho.
Setor de hotéis está enfrentando dificuldades com grave falta de mão de obra.
Fonte: Portal Mie
Feito pesquisa em 1.788 prefeituras de todo Japão sobre a situação de escolaridade das crianças estrangeiras.
Segue resultado :
8 mil crianças que não frequentam nenhuma escola, aumento de 10.816 crianças em relação à pesquisa realizada em 2021.
Devido ao aumento de escassez de mão de obra causada pelo declínio da população, o número de estrangeiros que vem para Japão com a família tem aumentado, comparado há 10 anos atrás, esse número dobrou.
Os números de crianças que não conseguem se comunicar em japonês são de 57.718 de nacionalidade estrangeira e há as crianças japonesas que moraram no exterior, cuja os pais estavam trabalhando em outro país e voltam para Japão, essas crianças que não conseguem se comunicar adequadamente, somam número de 11.405.
Assim, 70 mil crianças, necessitam de classe japonês.