Anais das Últimas Edições do Simpósio Internacional do CIATE

Os arquivos dos trabalhos publicados nos anais estão disponíveis para download nos links a seguir.

Palestras

Calendário de Eventos

Eventos para hoje :
Segunda-feira, 09 Setembro 2019
  • Sem eventos



Siga-nos no Facebook

 
 



Entidades

BUNKYO - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social

ENKYO - Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo

KENREN - Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil

厚生労働省

Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai

Consulado Geral do Japão em São Paulo

Últimas Notícias

Pensão do Japão por viúvez - continuação

Essa semana quero compartilhar um caso de Pensão por Morte que atendi no CIATE.

 Quem sabe pode te ajudar em algum momento!

Após analisar os documentos, o Japan Pension Service enviará pelos correios a resposta da sua solicitação de pensão por morte. A documentação solicitada para os beneficiários costuma ser bem parecida. No caso dessa consulente que atendi, foi solicitado também um documento chamado Koseki no Fuhyo (histórico de endereços do registro familiar). Por não ser o documento utilizado nos processos de pedido de visto, algumas agências de turismo e despachantes ficam em dúvida sobre sua existência. Ele é um documento complementar ao Koseki e pode ser obtido com facilidade.

Além do Koseki no Fuhyo, foi exigido uma cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou a cópia simples do passaporte válido, apesar de já ter enviado outros documentos de identificação. Esses documentos são fundamentais para continuar o processo de Pensão por Morte.

Quando receber a resposta da sua solicitação e se não entender o que precisa ser feito, entre em contato conosco, que ajudaremos no preenchimento de sua documentação.

Leia mais...

Pensão do Japão por viúvez

A pensão por morte do Japão, chamada de “Izoku Nenkin” (遺族年金) é um benefício concedido à viúva ou aos filhos do contribuinte, falecido, do sistema de previdência nacional (kokumin nenkin) e da previdência do trabalhador (kosei nenkin).

 O procedimento para a concessão da pensão por morte do Japão poderá ser realizado no Brasil, através do órgão chamado APSAI – Agencia da Previdência Social de Atendimento de Acordos Internacionais.

 O primeiro passo é entrar em contato com o Japan Pension Service e comunicar sobre o falecimento do contribuinte. Nos casos em que o contribuinte for japonês ou tiver dupla nacionalidade, deverá informar o Consulado Geral do Japão.

 Quando o Japan Pension Service receber o comunicado do falecimento, enviará para a residência do solicitante a documentação a ser preenchida para dar entrada no processo de Pensão por Morte do Japão.

 No envelope conterá três formulários escritos em idioma japonês ou inglês, sendo que o formulário de solicitação do processo não terá utilidade para pessoas residentes fora do Japão. Os outros dois formulários serão utilizados no processo juntamente com o formulário JP/BR01B da APSAI. Além disso, há a necessidade de providenciar os documentos especificados na lista disponibilizada pelo CIATE.

 Se você receber o envelope do Japan Pension Service contento os formulários em japonês, não se desespere! Ciate poderá ajudá-lo.

Entre em contato para realizar o agendamento. Durante a pandemia você pode falar conosco pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Leia mais...

Toyota e Mazda registram primeiro aumento de vendas na China desde o surto do Covid 19

Na China, na Provincia de Guangdong, após o anuncio de Covid 19 ter se acalmado, os consumidores estão afrouxando a quarentena e gastando dinheiro.

Uma das causas é a ideia que ter carro particular o risco de infecção é bem menor do que o uso do transporte público, isso contribui para nova demanda de veículos.

Para o Mazda também teve um aumento de 1%.

Mas enquanto para alguns sugerem que a demanda está voltando, outros como a Honda, incertezas continuam : as vendas de abril, diminuiram 9,5%, em relção a um ano atrás.

Leia mais...