Os arquivos dos trabalhos publicados nos anais estão disponíveis para download nos links a seguir.
Palestras realizadas mensalmente ou bimestralmente de sábado, normalmente no horário das 14:00 às 18:00 (podendo haver mudanças).
Palestrantes convidados das áreas:
Sem eventos para Eventos |
Thiago R. Kanagueshiku, paranense de 25 anos, foi contratado no Departamento de Intercâmbio Internacional da Prefeitura de Izumo (Shimane), com contrato de 5 anos.
Em Izumo, moram cerca de 3,5 mil brasileiros , a maioria dos adultos trabalha em uma indústria instalada na cidade.
O trabalho do Thiago é : intérprete, divulgar informações do cotidiano e turísticas em português nas redes sociais, fazer leituras no idioma natal, como se fosse um sarau, na biblioteca da cidade e dar aulas sobre o Brasil nas instituições de ensino.
As pessoas que querem manter seus veículos por mais tempo, agora a Toyota tem uma nova tecnologia de remoção de pinturas, assim os motoristas podem escolher de acordo com seu gôsto ou quando enjoarem, e quiser voltar à cor anterior, também consegue.
Existem mais de 100 cores para o cliente escolher.
A nova cobertura também pode ser retirada, permitindo que o trabalho de pintura original brilhe novamente, diz a Toyota.
Os 20 professores japoneses da Escola Colegial em Matsue, uma cidade vizinha ao Izumo, onde moram muitos brasileiros, se preparam aprendendo Português, informações sobre a cultura, costumes do Brasil com seus alunos, para receber os alunos brasileiros este ano (2022) :
Três brasileiros : Ana Hirata (17 anos), Noemi Nishikawa e Eduardo Miyahara (16 anos), dão "Sessão Brasil" de uma hora e meia para 20 professores japoneses, ensinando Português e um pouco de tudo sobre Brasil.
Os professores ficaram impressionados que no Brasil, as escolas tem 3 turnos (manhã, tarde e noite).
Com essas informações recebida de seus alunos, alguns professores cumprimentam em português os "brasileirinhos", e têm diminuído a distancia entre os alunos-professores.
Assim, expandindo o círculo de compreensão transcultural onde tanto a escola quanto os alunos estrangeiros tem experiências mutuamente.